terça-feira, 24 de julho de 2007

A velha dúvida: octanagem

Oque é?

Octanagem é o índice de resistência a detonação dos combustíveis. O índice faz relação de equivalência à porcentagem de mistura em um isoctano (o 2,2,4 trimetilpentano) e o n-heptano. Por exemplo, uma octanagem de 87 equivale a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano.
Ao contrário do que muitos pensam, a octanagem não tem correspondência com a qualidade do combustível. Normalmente motores mais potentes exigem maiores compressões e, por consequência, combustíveis mais resistentes à ignição espontânea. Mas a maior potência e rendimento é sempre obtido a partir de combustíveis de octanagem compatível com o projeto do motor.
Para a regulagem do índice de octana, podem ser utilizados aditivos, tais como o chumbo tetraetila Pb (C2H5)4 e o chumbo tetrametila Pb(CH3)4, adicionados em quantidades de 0,08 à 0,09 cm3 por litro.
Atualmente, no Brasil, estes aditivos são proibidos devido a sua alta toxidade. Ao invés disso, utiliza-se o álcool etílico (C2H5OH), cujo teor varia, historicamente, entre 13 e 25% em volume. Assim, não se comercializa gasolina sem álcool (gasolina A), mas somente aquela com adição de álcool etílico anidro (gasolina C).

Qual octanagem usar?

Devido a constante evolução dos motores e da eletrônica embarcada no automóvel os engenheiros estão conseguindo criar motores muito mais potentes e econômicos com mesma cilindrada. Um meio de conseguir esta melhora é aumentar a taxa de compressão do motor, mas com isso surge um inconveniente, a pré detonação, ela ocorre quando o combustível queima antes da faísca da vela, devido a alta temperatura e pressão. Para melhorar a performance do veiculo pode-se utilizar gasolina de alta octanagem, que ajuda a evitar esse fenômeno.
Portanto verifique a taxa de compressão do motor do seu automóvel, se ela for maior do que 10,5:1 haverá grande diferença em utilizar gasolina de alta octanagem. Mas fique atendo poucos motores possuem a taxa de compressão acima da citada (exemplo: os motores bicombustiveis e o Celta VHC ), normalmente a taxa de compressão para um motor a gasolina é de 9:1.


Valores típicos de octanagem no combustível brasileiro

Gasolina do tipo C comum, por exemplo Gasolina Especial C/Texaco - 87 octanas IAD http://www.anp.gov.br/glossario/index.asp?strAlpha=G
Gasolina do tipo C aditivada, por exemplo Gasolina Plus/Texaco: 87 octanas IAD http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/49D529BACC6C630D032571EE0060A69B?OpenDocument
Gasolina do tipo C premium, por exemplo Gasolina Premium/Texaco - 91 octanas IAD: http://www.anp.gov.br/glossario/index.asp?strAlpha=G
Gasolina do tipo C, por exemplo Podium/BR : 95 octanas IAD http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/3010419FB43C7E20032571EE006F3DB8?OpenDocument
Gasolina aeronáutica: 100 - 145 octanas
Álcool etílico anidro: 100 octanas


By Rodrigo

1 Comment:

Gustavo Timm de Oliveira said...

Rodrigo e Tiago,

Muito bacana a idéia de fazer um blog sobre automóveis. Diferente e bacana. Sem falar no layout, muito bom também.

Quero divulgar o blog de vocês no meu (D Bituca - http://dbituca.blogspot.com)

Visitem e digam o que acham, certo?

Abraço